No final desta tarde estivemos na pré-sessão de abertura do 29º Congresso Nacional de Hotelaria e Turismo.

a5e39344a3ea6acac6be032fed7038c0
Doug Lansky, Escritor e Travel Consultant, deu as suas considerações sobre Turismo Sustentável.

Doug, é dotado de uma carisma emblemático, com uma oratória simples e cativante. Durante os seus 40 min de sessão, mostrou o seu ponto de vista sobre a temática de ” As cidades podem ter turistas, mas os turistas não podem ter cidades” parafraseando, o excesso de turistas em certos pontos turísticos.

A sessão foi totalmente em inglês, com cerca de 80 participantes.

O escritor de renome na indústria do Turismo começou por afirmar que o ser humano viaja sem nenhum propósito. Fundamentou esta afirmação com uma série de imagens dos principais pontos turísticos de Inglaterra (Buckigham Palace, London’s Eye, etc) e de seguida mostrou uma pesquisa feita pelo Tripadvisor sobre quais os melhores pontos turísticos de Inglaterra.
Dos quais, fato interessante, os pontos turísticos referidos acima, estavam em posições muito inferiores ao que esperava, do que por exemplo, hotéis. Passo a citar “We spend hundreds of dollars in flights and accomodation just to see the Buckigham palace, take a picture and then say “c’mon let’s go shopping!””.

“We travel without a purpose” – As pessoas não sabem porque viajam.

Com isto quis dizer que a oferta hoteleira precisa ser centrada na originalidade e a criatividade para criar uma experiência ao hóspede, para dar-lhe uma razão de viajar.
“You’re not at the Travel Business, You’re at the “Make a experience” Business. Ao explicar isso, fez uma comparação entre o Turismo e a Culinária.
Doug, crê que o Turismo precisa ser como cozinhar, onde vais adicionando ingredientes até o prato ficar perfeito.
Ora, isto foi uma analogia para o exemplo seguinte:

Na Alemanha, certo homem era dono de um hotel de tamanho médio nas montanhas.
No inverno nevava e, por isso, tinha a casa cheia, no entanto no verão, a sua ocupação era praticamente nula. Por isso, decidiu construir um teleférico na montanha e assim adicionou o ingrediente que faltava para atribuir a experiência perfeita ao hóspede.

Concluiu a sua apresentação sobre o assunto de Turismo Sustentável, onde referiu-se ao excesso de turistas em certas cidades. Durante esta temática, perguntou ao público ” Se eu vos dissesse que amanhã chegarão mais turistas na vossa cidades, achariam isso uma coisa boa, certo? E se eu dissesse que fossem 1 milhão, aí já não ficariam tão contentes, pois não?” Com isto, quis referir que o país precisa crescer juntamente com o Turismo, caso contrário, pode provocar danos da demografia e economia (ex.inflação de rendas).

Amanhã, voltaremos com mais notícias sobre o congresso onde a temática será “Descobriram Portugal. E agora?”.

Neste congresso decidir-se-á o futuro da Hotelaria, vais ficar de fora?

Segue-nos no Facebook Noob Check-in ou através do meu instagram @caiologoexisto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s