Queres ser promovido no trabalho? Então deverás ter em conta algumas atitudes que poderão ajudar-te a ir mais longe. Sabe quais.

shutterstock_150064880-e1425061910855
Descobre a melhor forma de agir para obter a promoção

Ser promovido é o sonho de muitos, no entanto é a realidade de poucos. Podes esperar meses, as vezes até anos para conseguires a desejada promoção, talvez até os teus colegas já foram promovidos para as áreas do seu interesse, mas tu, continuas no mesmo ponto de partida. Estarás a fazer o certo para conseguires a vaga que tanto queres?

Se achas que tens o que é preciso para ser promovido, este artigo irá mostrar-te exactamente o que tens de fazer:

1. Competências Profissionais

“Grandes realizações são possíveis quando se dá importâncias aos pequenos começos.” – Lao-Tsé

O primeiro passo para o caminho da promoção é seres profissionalmente competente. Saberes que o teu nome está associado à um desempenho de qualidade, eficiência e eficácia.

Mas, tens de ter em conta que antes de conhecerem o teu trabalho, avaliam-te pela 1º impressão que ficam de ti. E esta vai estar ligada a forma como tu te vestes, portanto é necessário realçar o quanto é importante deixares uma boa 1º impressão por onde quer que passes. Chegar à horas, aperto de mãos firmes, postura correta, menos perfume e um sorriso sempre presente, são os “must have” de uma apresentação cuidada.

2. Escalada Profissional

“Não desistas do teu Sonho” – Augusto Cury

Neste ponto, tu já tens um conhecimento sobre todas as atividades do hotel incrível e não existe nada que aconteça no dia-a-dia que tu não tenhas uma solução. Podemos até dizer que quando, por exemplo, o Hotel está em Overbooking, a tua opinião é consultada. Na tua equipa de trabalho, tu já és um ponto de referência e todos conhecem-te pelo teu incrível trabalho. 

Mas, não deves parar por ai.

Procura sempre estar a par dos procedimentos, rever os antigos e sugerir novos. Isto fará com que o teu interruptor da “proatividade” esteja sempre ligado.

3. Know-how de Chefe de Recepção

“Ninguém nasce sabendo, mas… quem tem boca vai a Roma!” – Ditado Popular

Como tu já és um porto seguro para o Hotel, não te vai ser exigido que tenhas experiência como Chefe de Recepção para te candidatares à uma suposta vaga (até porque isso seria estranho dado que entraste para o hotel como Recepcionista).

Mas, tendo em conta que demonstras um trabalho incrível ao longo do tempo e tens um comportamento exímio, só te vai faltar uma coisa – o know-how de um Chefe de Recepção.

Marca pequenas reuniões com o teu chefe de Recepção e com o Hotel Manager e fala abertamente com eles, abre o jogo.
Explica como gostarias de fazer carreira no hotel, e como serias uma mais valia no posto que pretendes alcançar. Se tens seguido as dicas anteriores, eles não ficarão surpresos porque vêem que já demonstraste capacidades para isso!

No entanto, se vires que não estão a aceitar bem a conversa, relembra-os como passaste de apenas um membro de equipa para um ponto de referência, e que pretendes fazer o mesmo na nova etapa que se aproxima.

4. Confiança

“Acredita em ti próprio e chegará um dia em que os outros não terão outra escolha senão acreditar em ti” – Cynthia Kersey

Ok, recebeste feedbacks positivos dos teus superiores. Parabéns, estás no bom caminho!

Mas, agora vem o mais importante. Precisas manter a confiança e não deixar-te levar pelos nervos. Muitas pessoas estragam a sua oportunidade de serem promovidas, na fase de aprendizagem da nova função. Porquê? Por que deixam-se levar pelo nervosismo/ansiedade, pelo orgulho de tornarem-se mais importantes que os seus colegas ou até mesmo pela falta de humildade na aprendizagem.

E acredita, a partir de agora, captaste a atenção de todos e eles estarão com os olhos atentos, (até mais do que deviam!) a espera que falhes em algo, para poderem apontar-te o dedo.

Mantém a calma, e sê o bom profissional que sempre tens sido.

5. Nunca percas a humildade!

“Deus dá-me paciência, por que se me deres forças, eu…” – Ditado Popular

Muitas vezes, quando és bom em determinado assunto ou profissão, é normal existirem pessoas que vejam-te como uma referência, um modelo a seguir. E isto, as vezes, pode tornar-se “chato”.

Ficas sem tempo para fazer as tuas coisas porque estão sempre a a fazer-te perguntas, muitas delas podes até já ter dado a resposta anteriormente, no entanto, voltam a fazê-las. É preciso teres calma porque afinal a posição de chefe é mesmo isso, ter um vasto conhecimento sobre todas as operações e ter uma disposição maior ainda.

Por mais ocupado que estejas, arranja sempre tempo para os outros. Para além disso fazer de ti um excelente profissional, também fará de ti um excelente ser humano.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s